quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Em tempos de crise faz sentido "cortar" na saúde em primeiro lugar?

Vejam como é uma questão cultural e contraditória, em momentos de maior aperto financeiro, as pessoas cortarem gastos (eu considero investimentos) em coisas que lhes fazem bem à SAÚDE.

Uma pesquisa feita na Grã-Bretanha divulgado pela Blood Pressure (para lê-la na íntegra clique aqui), diz-nos que:

“a população está cortando gastos com frutas e legumes caros e academias de ginástica. E alguns dizem estar consumindo mais álcool hoje do que antes da crise.

A longo prazo, a pressão alta, que pode ser resultado de má alimentação e falta de exercício, pode elevar o risco de ataques cardíacos e derrames.

O estudo indica que os gastos com um estilo de vida saudável são os primeiros a ser cortados em períodos de dificuldade financeira.

Resultados

Cerca de 33% dos 2,7 mil adultos entrevistados nunca ou raramente comem a quantidade recomendada de frutas e legumes.

Outros 16% dos participantes disseram que vão ter de diminuir os gastos com esses produtos nos próximos seis meses - e 15% disseram que já fizeram isso.

Um quinto (20%) dos entrevistados disse que está diminuindo as idas à academia neste ano por causa de pressões financeiras.

E agora vejam o porquê de vos ter dito que é algo contraditório e que afinal a escassez do dinheiro não justifica todos esses cortes no que nos faz bem:

Curiosamente, a paixão dos britânicos por comida para viagem - geralmente cara e pouco saudável - não foi afetada: mais de três quartos (75%) dos participantes compram regularmente comida para viagem ou refeições prontas em supermercados.

"O efeito duplo da crise financeira e da falta de cuidado com a saúde a longo prazo sobre o estilo de vida está colocando a nação sob risco", acrescentou.

Pessoalmente acredito que a grande maioria da pessoas pode ser mais saudável com o mesmo ou até com um orçamento menor (e ainda poupam na farmácia, na gasolina, etc). Retornemos à pesquisa para entendermos melhor:

Dicas

Uma porta-voz da entidade beneficente British Heart Foundation, ligada à saúde cardíaca, afirmou que é perfeitamente possível manter um estilo de vida saudável e economizar dinheiro.

"Se você não pode mais pagar a academia, use as calçadas", aconselhou a porta-voz. "Integrar caminhadas energéticas à sua rotina diária é bom para o seu coração e é gratuito - e também vai ajudar a aliviar o estresse adicional que você pode estar sentindo neste momento."

"Quando for às compras, lembre-se de que frutas e legumes congelados e enlatados oferecem os mesmos benefícios para o seu coração que os frescos", acrescentou (neste ponto não concordo totalmente mas podemos escolher frutas da época, comprar nas feiras locais, etc).

"Deixar de fumar e respeitar os índices recomendados para o consumo de álcool também vai ajudar seu coração e seu bolso", concluiu.

E termino perguntando em que momento da vida é fundamental estarmos mais saudáveis, quando temos tudo ou quando precisamos estar bem para trabalhar mais, arranjar novos desafios profissionais, para evitarmos gastos extra com remédios, consultas, etc?

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: