Há muitos anos que começo o meu banho de chuveiro com água quente e termino com água fria (gelada consoante a cidade onde esteja
(...)
Técnica – Tomar um banho relativamente demorado com água quente. Ao final, tomar uma ducha fria rápida, saindo antes que o corpo comece a perder temperatura para a água fria. Embora varie de pessoa pra pessoa e também em decorrência do volume e temperatura da água, na média, essa ducha fria dura de uns
(...)
Propósitos Intrínsecos – O banho quente, especialmente quando se pode dar ao luxo de que seja um pouco mais demorado, tem o potencial de harmonizar os centros energéticos e gerar um estado geral de conforto e equilíbrio. A ducha fria ao final tem o propósito de fechar o corpo energético (
Essa harmonização com o banho quente é indiscutível, inclusive sendo um dos fatores apontados como um dos responsáveis pelo aumento da longevidade dos ocidentais nas últimas décadas. (...)
O banho frio também é apontado e utilizado por várias pessoas como fonte de saúde. O contato com água, de uma forma em geral, é muito saudável. Quando conseguimos articular esses dois banhos, quente e frio, num só, conseguimos absorver de uma única vez os efeitos dos dois.
A ducha fria ao final do banho quente imunizará e selará o corpo no estado de harmonização e equilíbrio que foi atingido durante a primeira fase.
Não se começando diretamente com o banho frio, tem-se a vantagem de não “traumatizar” o corpo pela reação à variação de temperatura a qual ele é subitamente exposto quando fazemos esta opção de banho, pois embora essa reação de ativação possa ter seus benefícios quando realizada diretamente no começo do banho, a reação de fechamento e proteção do corpo sendo imediata pode “fechá-lo” num estado não harmônico. Há de ressaltar que os benefícios da ducha fria também são atingidos quando esta é ao final do banho.
A ducha fria ao longo de todo o banho também traz a desvantagem de propiciar perda energética do corpo, uma vez que o corpo terá um certo desgaste metabólico para manter sua temperatura homotérmica em torno dos 36º. Quanto mais prolongado for esse banho, maior será a perda.
Efeitos relacionados possíveis – Como efeitos imediatos: bem estar, harmonização, fechamento energético, ativação da circulação periférica e vivência de quebra de freqüência. Como efeito de longo prazo, após se ter adquirido essa prática como hábito: aumento da vitalidade.
Sugestão de intensidade – Diariamente.
Relação com a percepção – É algo simples cujos benefícios serão facilmente percebidos.
Requisitos Desejáveis – Ter a disponibilidade de
(..)
9 comentários:
Obrigado pela dica inusitada, irei testar isso por uns dias e postar o resultado :DDD
Parabéns pelo blog, e adorei a matéria!
Muito bom. Descobri tudo isso na prática. Ou seja, de uns tempos prá cá resolvi tomar banho quente e finalizar com uma chuveirada fria e rápida. Passei a me sentir muito bem e agora vejo na internet que tal pratica é muito boa. Eureka!!!
Muito bom, eu comecei a fazer isso e vim buscar na internet algo à respeito e encontrei a resposta.Embora eu já ouvi falar q é muito bom p/ o pulmão,não sei se é verídico mas eu me sinto muito bem.
Testei e gostei mt estou me sentindo mt melhor e ate os cravos que tinha no rosto acabaram devido a essas alternação de banho quente e depois uma Ducha fria
Só tomo banho frio e sempre sinto muito calor !
Isso é por causa da água fria ?
Tô tomando banho quente depois desligo o chuveiro e fico uns trinta segundos em baixo da água fria, tô gostando muito, não quero mudar está prática nunca mais
Estou fazendo ,isso é ótimo, inclusive não sinto tanto frio no inverno depois do banho . Muito bom!! Coragem experimente!
Sou idosa e hipertensa.
Existe algum risco de tomar ducha fria depois do banho quente? Gostaria de sua resposta ,muito obrigada
Postar um comentário