quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"O câncer se nutre de açúcar"

Hoje estava a escrever sobre um artigo publicado na Folha de São Paulo, intitulado "Cereal para criança tem sódio e açúcar demais, diz pesquisa" (não coloco o link porque para acessá-lo é preciso ser-se assinante da UOL ou da própria Folha), quando decidi publicá-lo amanhã, porque entenderão melhor a minha preocupação, depois de lerem um trecho de um texto (da autoria do médico David Servan-Schreiber) que enviei esta manhã para uma amiga minha:

"O câncer se nutre de açúcar

(...) o metabolismo dos tumores cancerosos é amplamente dependente do seu consumo de glicose. De fato, o scanner PET (tomografia por emissão de pósitorns), normalmente utilizado para detectar cânceres, não faz senão medir as regiões do corpo que consomem mais glicose. Se uma região se distingue das outras por um consumo excessivo, há uma forte probabilidade de que se trate de um tumor.
(...) A secreção de insulina é acompanhada da liberação de uma outra molécula, chamada IGF (insulin-like growth factor), cuja característica é estimular o crescimento das células. Em suma o açúcar nutre e faz os tecidos crescerem rapidamente.
Paralelamente, a insulina e o IGF têm também como efeito comum dar uma chicotada nos fatores de inflamação, que também eles, agem como adubos a favor dos tumores.
Sabe-se hoje em dia que os picos de insulina e a secreção de IGF, estimulam diretamente não apenas o crescimento das células cancerosas, mas também sua capacidade de invadir os tecidos vizinhos. Mais ainda, pesquisadores que inocularam células de câncer de mama em camundongos mostraram que eles reagiram muito pior à quimioterapia quando o sistema insulina estava ativado pela presença do açúcar.(...)"

O que andam a fazer conosco e cada um a si próprio e aos próprios filhos, quando desde cedo temos o hábito de ingerir quantidades de açúcar (e não só!) muito acima das consideradas saudáveis?

Peço aos meus leitores para PARAREM um minuto para pensarem sobre esta questão.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: