terça-feira, 18 de novembro de 2008

Humildade e união são importantes para conseguirmos resultados!

De vez em quando gosto de reler artigos de um passado recente, para comparar "realidades" em momentos diferentes e ou comparar previsões feitas na altura com o que realmente aconteceu. É um hábito engraçado que nos proporciona momentos "interessantes".

Mas desta vez, descobri um artigo que na altura me tinha escapado, publicado na revista Veja de 18 de abril de 2007, intitulado "FAZER REGIME ENGORDA".

O seu conteúdo não contém nenhuma novidade para os meus leitores, mas nas últimas linhas podemos ler o seguinte:

"E manda um um recado [o endocrinologista Geraldo Medeiros] para Traci [professora de psicologia e autora da pesquisa em causa] e demais pesquisadores: "Esses psicólogos deveriam cuidar da depressão, transtornos compulsivos, e deixar que os médicos especialistas cuidem das dietas"."

A epidemia atual do sobrepeso e da obesidade, no mínimo, deixa claro que nem os "especialistas" estão conseguindo levar as pessoas a mudarem o seu Estilo de Vida.

Por outro lado, é óbvio que as conclusões da pesquisa estão certas, quando afirmam que muitas pessoas que fazem regime (perder peso a qualquer custo, o que é muito diferente de fazer uma reeducação alimentar sustentada!), emagrecem num primeiro momento, mas é só pararem que engordam tudo novamente e pior, ainda acabam por engordar mais. É algo relativamente fácil de explicar, uma vez que durante o regime, para além da massa gorda, acabamos por perder massa magra (músculo) que entre outras funções, nos ajudava a queimar calorias.

Por isso, Dr. Geraldo Medeiros, acredito que para vencermos a guerra contra o sobrepeso e a obesidade (que, como sabe bem melhor que o signatário, tanto contribuem para o aparecimento do diabetes, pressão alta, etc) , é importante sermos humildes e nos unirmos em volta desta causa, até porque, com certeza, a boa gestão do stress, da depressão e outros problemas de foro psicológico, são de uma mais valia enorme que não pode ser subestimada e muito menos repudiada.

Mas caros leitores, tenho esperança, que tal como eu, o Dr. Geraldo Medeiros, já tenha caído em si e hoje, novembro de 2008, seja um exemplo a seguir por qualquer bom profissional de saúde!

Abraços saudáveis,


Nenhum comentário: