quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Benefícios do Arroz Integral (o sabor é bom sim!)


Hoje ao almoço, falava com uns colegas sobre a importância de trocarmos alimentos refinados por integrais, arroz inclusive.
Dizia um deles que até sabe que o arroz integral é mais saudável, mas o sabor é muito pior!
Garanto aos meus leitores que ainda não tenham experimentado arroz integral, que hoje em dia, eu gosto muito mais de arroz integral do que do arroz branco (com raras excepções em alguns pratos específicos). O segredo está em saber cozinhar aquele!

Para que entendam o quão mais saudável é o arroz integral vejam o artigo abaixo, retirado do site "Papeando com a NUTROLOGIA" do médico Maximo Asinelli, que tem especialização em nutrologia, vigilância sanitária e epidemiologia...):

"O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.
Eu indico o arroz integral na maioria das dietas pelo fato de ter uma maior concentração de nutrientes. A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. Além disso, contém grande quantidade de vitamina B1 que é praticamente ausente no arroz branco.
O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.
Porém, é importante ressaltar que a quantidade da porção do arroz integral deve ser a mesma. Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa."

Passar a comprar arroz integral para consumo caseiro (não tem qualquer problema esporadicamente comermos arroz branco - falando de pessoas supostamente saudáveis) é um pequeno grande passo na mudança de hábitos alimentares que nos proporcionarão, a médio longo prazo (juntamente com outros novos hábitos que venhamos a adquirir!), uma melhoria significativa da nossa Qualidade de Vida.

Abraços saudáveis

Um comentário:

Eliane disse...

Olá João!!!! Eu estou tentando (muito) trocar o arroz branco pelo integral. Mas tem sido muito, muito difícil, por causa do sabor. Com o pão eu já consegui fazer a troca. Mas com o arroz, está quase impossível! Por favor, me ajude com receitas e truques, e dicas, de temperos.

Desde já agradeço.

Eliane :)

elianegarciaborges@hotmail.com