quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Qual adoçante devo usar"


Na sequência do artigo por mim publicado em fevereiro deste ano intitulado "Sabia que proibiram a venda do melhor adoçante para a SUA saúde?" é com satisfação que agora dou a conhecer aos meus leitores o que o Dr. Sérgio Vaisman nos diz sobre o Stévia, adoçante que no Brasil, tem, naturalmente, autorização para ser comercializado:

"Qual adoçante devo usar

O açúcar que sempre utilizamos é uma das grandes pragas da humanidade nos dias de hoje. Alem de contribuir para o aumento do peso, tem um papel importante como coadjuvante de muitos tipos de processos degenerativos. Por este motivo, varias tentativas foram feitas para se chegar ao adoçante mais próximo do ideal. Isto foi conseguido com a descoberta de STEVIA. Trata-se de uma folha originaria da China e também encontrada em Israel, Tailândia e alguns paises da América Central. O sabor adocicado provem de seu derivado químico chamado STEVOSIDEO que, em sua forma purificada, adoça de 100 a 200 vezes mais do que o açúcar comum.
Sempre houve preocupações com efeitos colaterais dos adoçantes e vários estudos demonstraram que o que mais apresenta problemas é o ASPARTAME que, apesar de pouco calórico, não ajuda a emagrecer alem de comprovadamente produzir vários efeitos colaterais. Dentre todos, STEVIA é o que parece ser menos agressivo ao organismo embora pessoas mais sensíveis possam apresentar hipoglicemia (diminuição no nível de açúcar no sangue) ou queda de pressão arterial.
Apesar de se ter produtos à base de STEVIA de varias marcas, ainda não se conseguiu um que tivesse o sabor puramente doce pois uma sensação residual de amargo pode permanecer. De qualquer forma, é considerada a substancia menos capaz de produzir efeitos desagradáveis ao organismo."

Pensando na saúde de todos os portugueses, tenho esperança que, num relativo curto espaço de tempo, possamos comprar Stévia no nosso país!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: