quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"Quanto mais faz mais tempo tem"

Quem verdadeiramente sente que consegue gerir bem o seu tempo, com certeza usufrui de mais momentos de Qualidade de Vida do que aqueles que estão sempre sem tempo para nada e com a (horrível!) sensação que não fizeram nada durante o dia ou, no mínimo, deixaram para amanhã, tarefas que consideravam importantes terem feito hoje.

Nesse sentido, deixo-vos com um precioso conselho dado pela Estela Barbot, 50 anos, empresária e administradora do Banco Santander:

"Ao longo da minha vida, tenho tentado ser uma boa ouvinte, para captar os bons conselhos das pessoas que comigo trabalham, assim como os conselhos dos amigos que estão mais próximos e que são uma permanente fonte de inspiração e também de sabedoria.

Podia aqui referir vários ensinamentos que ouvi, porque a lista é longa, mas cinjo-me a um particularmente pertinente. O meu tio-avô explicou-me, ainda pequena, que "quanto mais se faz, mais tempo se tem". Assino por baixo desde então, na medida em que a organização, o método e o empenho fazem-nos ganhar tempo extra para outras tarefas, de trabalho ou de lazer.

Os conselhos que dou: Quem tanto recebeu como eu, tem uma responsabilidade maior, que é a de partilhar a sua experiência. Quero realçar uma regra que sigo escrupulosamente há vários anos. Conheço-a pela regra dos 20/80, uma metodologia de trabalho para gestão do nosso tempo. Todas as noites, quando preparo a minha agenda para o dia seguinte, destaco as tarefas mais importantes, aquelas em que invisto 20% do meu tempo e que representam 80% do meu resultado. Há falta de uma máquina do tempo, sejamos nós a controlar o nosso."

Por isso, caro leitor(a), se você é daqueles que ainda se sente dominado pelo tempo (ou melhor pela falta dele!), pegue na sua agenda e comece hoje mesmo a praticar os seus "20/80".

Eu sei que não é fácil e vai ter dias em que sente vontade de desistir, mas se por acaso vier a pertencer ao pequeno grupo de privilegiados que sabem gerir a sua agenda, darei por bem empregue o meu tempo a repassar esta lição de vida.

Sobre este tema também pode pesquisar sobre o grande especialista brasileiro em administração do tempo e produtividade, clicando aqui (Christian Barbosa) ou aqui (Triade do Tempo).

Abraços saudáveis

Um comentário:

Dylan disse...

Conselhos interessantes, sim senhor...