quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fígado - a importância de monitorarmos regularmente esta "máquina maravilhosa"


Ontem assisti ao programa "Serviço de Saúde" (RTP 1), dedicado às doenças do fígado.
Se tem interesse em assistir ao vídeo completo (mais de 1 hora), clique aqui. Para quem não quer ou não tem tempo para assistir a este (conteúdo muito didático!), aqui ficam algumas notas soltas:

- Os portugueses estão entre aqueles que mais consomem etanol no mundo per capita
- A cirrose alcoólica é a doença do fígado que mais mata em Portugal. "Sendo o álcool cancerígeno, é fácil perceber porque razão tantas cirroses se transformam em cancro."
- "O cancro do fígado é a 3a causa de morte por cancro em todo o Mundo!"
- Fazem-se cerca de 8 transplantes de fígado por dia nos 3 conjuntos dos três centros (Lisboa, Porto e Coimbra)
- "Há um número muito grande de doenças de fígado por diagnosticar em Portugal, o que significa que estamos a precisar de fazer uma detecção mais precoce e mais alargada."
-"É importante que os médicos de família façam um diagnóstico precoce do funcionamento hepático dos seus pacientes"
- "A maior parte das doenças do fígado são silenciosas"
- "Análises clinicas de rotina permitem despistar algumas alterações da função hepática que alertam para eventuais problemas"
- "A maior parte das situações que afectam o fígado são tão discretas, (...) ocorrem tão debaixo do pano, tão silenciosas que de uma maneira geral, muito facilmente poderiam ser detectadas se fossem especificamente pesquisadas. Dito de outra maneira, há análises, há testes, relativamente simples e muito baratos, provas sanguíneas que nos permitem pelo menos identificar se há um ou mais problemas no fígado.
Essa identificação, permite logo de alguma forma atribuir uma possível causa aquele padecimento do fígado.
Volto a dizer, o padecimento do fígado é silencioso de uma maneira geral, isto é, não há sintomas, não uma expressão clinica aberta que nos chame imediatamente para algum problema com o fígado.
Como é que as pessoas em casa, podem tomar conhecimento que eventualmente tenham alguma patologia do fígado sem estarem a dar por isso?
O maior truque é não esperarem nenhuma queixa! Esta é a grande mensagem que é preciso passar à população em geral
Em relação às doenças do fígado não se deve esperar, deve-se procurar, deve-se ir a montante do problema.
- As razões para as doenças são extremamente comuns e de uma maneira geral pouco antecipadas, como por exemplo a sobrecarga de peso, a epidemia da obesidade é extremamente importante nas alterações das provas do fígado
- É importante evitar e corrigir a obesidade, já que ela pode provocar a acumulação de gordura no fígado e evoluir para uma cirrose."

- Deve haver em Portugal 80.000 pessoas com hepatite C que não sabem que a têm!

- É fundamental promover uma alimentação saudável, (...)

- O fígado é um órgão interessantíssimo:

é o nosso maior órgão, pesa cerca de 1,5 quilos
ao contrário de outros órgãos como o rim o pulmão, um coração, é um orgão que a tecnologia não substitui na grande maioria das suas funções

- Funções do fígado:

reserva energética, ajuda na absorção de alimentos, eliminação de toxinas, provenientes do aparelho digestivo, defesa de organismo e síntese de factores de coagulação que impedem as hemorragias

- recebe cerca de 25% do sangue que o nosso coração bombeia,
- 80% do sangue que recebe é riquíssimo em nutrientes. Ora isto permite-lhe selecionar aquilo que o nosso organismo absorve - aquilo que é bom e aquilo que é mau

Entendam agora o porquê da toxicidade do fígado:


por exemplo, quando tomamos um remédio, qualquer que ele seja, é muito difícil que esse medicamento seja absorvido pelo nosso organismo da mesma forma que nós o tomamos.

O que acontece é que ele é absorvido, passa pelo fígado (...), é degradado no fígado, transforma-se em várias coisas e dessas coisas, se calhar só duas ou três é que têm o efeito terapêutico. Se o fígado não estiver bom, poderemos não conseguir aproveitar o tal efeito terapêutico dos remédios que tomamos.

Não tome bebidas alcoólicas com medicamentos, porque há uma dupla sobrecarga hepática, a do medicamento mais a do álcool levando a uma muito menor capacidade de absorção do respectivo medicamento e em menor quantidade"


Como se falou da importância de fazermos análises regulares mas não se especificou quais, pesquisei um pouco e concluí que a mais utilizada é a "ALT". Clique aqui para ler mais sobre quais análises fazer e porquê.

Mais uma vez, fica claro que é relativamente simples gerir a nossa saúde em tempo útil se esta estiver classificada como uma das nossas prioridades do dia a dia.

Boas decisões e comportamentos em consonância com as primeiras, entre os quais conversar sobre o seu fígado com o seu médico de família.

Abraços saudáveis

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro João,
Infelizmente, não se fazem 8 transplantes hepáticos por dia em Portugal. De acordo com dados de um relatório do 1º semestre de 2009 elaborado pela Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação (ASST) (www.asst.min-saude.pt), fizeram-se 122 nos primeiros 6 meses do ano passado. De qualquer modo, a actividade em transplantação hepática no nosso país está ao nível dos melhores do mundo.
Cumprimentos,
Paulo Santos
(mail@paulosantos.eu)

João Marques disse...

Boa tarde Paulo,

Agradeço o seu comentário.
Não tive o cuidado de validar esta informação porque aparecia em pequenos "quadros" durante o próprio debate televisivo (aparecia o número de transplantes por cada um dos três centros).
Renovo os meus agradecimentos e conto consigo como leitor assíduo, bem com os seus comentários sempre que considere oportuno fazê-los.

Abraços saudáveis