sábado, 27 de março de 2010

"ÁRVORES DE CHOCOLATE"


Uma boa notícia especialmente para os meus leitores brasileiros que gostem de chocolate saboroso e saudável.

É um exemplo de projectos profissionais que aliam produtos de excelência com a paixão por aquilo que se faz. Todos acabam por beneficiar "momentos preciosos" de Qualidade de Vida!

E para quem more em São Paulo (capital) , pode aliar a compra destes chocolates com o melhor pão que conheci até hoje (mais uma vez respeitando o binómio prazer/saúde) porque aqueles podem ser comprados no PÃO - Padaria artesanal orgânica (Jardins).

Clique aqui para ler o artigo completo publicado no Estadão, do qual retirei os trechos abaixo:

"(...)

Trata-se de um chocolate gourmet com uma característica especial: é feito, do grão à barra, pelos mesmos produtores. Isso quer dizer que os sócios cultivam o cacau, colhem os frutos, fermentam, secam e torram as amêndoas e fazem o chocolate. Esse é um privilégio de poucos chocolates no mundo, mesmo entre aqueles classificados como finos.

Buford não ficou surpreso com a notícia de que os chocolates de Schilling e Badaró têm qualidade. "São uns visionários malucos. Pense no jeito como um poeta pensa na língua, como um músico de jazz pensa sobre seus instrumentos. É dessa forma que eles pensam o cacau."

(...)

ÁRVORES DE CHOCOLATE

A receita do Amma foi criada pelos dois sócios, mas é Badaró quem acompanha de perto todas as etapas de produção das barras: do cultivo à seleção e fermentação das amêndoas, processo que leva dias.

Por trás do desejo de preservar a mata e de reflorestar o mundo com "árvores de chocolate", existe a obsessão prática de ambos de fazer a melhor barra possível.

"Esses dois entenderam perfeitamente que os estágios mais importantes para quem faz chocolate são a fermentação e a secagem. É nesses processos que se controla o sabor", diz Buford.

O jornalista relembrou como foi tomar um "banho" de cacau. "Passei quase uma hora no cocho de fermentação. Foi engraçado ver a reação de um antigo funcionário da fazenda ao nos ver - eu, Schilling e Badaró - tirar a roupa e entrar nos cochos. O banho virou um espetáculo. Crianças e até burros vieram nos assistir", diverte-se Buford.

O que Schilling e Badaró fazem durante a fermentação é cumprir à risca todas as etapas do processo, que é lento e requer controle rigoroso de temperatura.

(...)

O equipamento de torra foi desenvolvido especialmente em parceria com um fabricante de máquina de café - garante a precisão da torra sem a quebra de grãos. O ponto é ajustado por Schilling e Badaró conforme as características de cada lote de amendôas. Só depois de torrado e moído o cacau começa a virar chocolate.

(...)"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: