terça-feira, 16 de março de 2010

Cão - animal que ajuda o Homem a humanizar-se!


Morreu há 15 dias a "Loba", a cadela do meus pais da raça Bouvier Bernois (com 8 anos de idade).

Quem tem o privilégio de ter um cão (cadela) sabe que estamos a falar de um animal que tem um amor incondicional pelos seus donos e como tal, egoistamente falando, faz-nos bem à alma, à saúde, à boa disposição, etc.

No próximo dia do pai em Portugal (dia 19, sexta feira) vou oferecer ao meu, o livro "Amados Cães - Um livro de amor aos cães que celebra os afectos, a fidelidade, a solidariedade e amizade" de José Jorge Letria (não estou a estragar a surpresa porque na casa dos meus pais defende-se o princípio de pouca tecnologia para que se usufrua do tempo com mais Qualidade de Vida, o que significa que internet é algo que não entra lá!), do qual extraí o seguintes trechos:

"Não existe fidelidade que nunca tenha sido traída, excepto a de um cão fiel." Konrad Lorenz

"O cão é um verdadeiro senhor. Quando eu morrer, espero ir para o céu dos cães e não para a o dos homens." Mark Twain

"Quanto mais conheço os representantes do povo, mais gosto dos cães." Alphonse de Lamartine

"No céu entra-se por favor e não por mérito; se fosse por mérito, eu ficava à porta e o meu cão entrava." Mark Twain, Carta a W.D. Howell, Abril, 1899

"(...)
Com os cães (...) aprendi, ao longo da minha vida, muito mais do que lhes ensinei. Por isso lhes estou grato. Foram e são mestres dos afectos que não reclamam contrapartidas.

(...) mérito dos animais que nos ajudam a humanizar as nossas vidas [reparem bem, são os cães que ajudam o Homem a humanizar-se !!!] apressadas, tensas, irritadas, ansiosas e cada vez menos disponíveis e solidárias
(...)
Se a expressão "mundo cão", usada com frequência e pouco rigor, pretende classificar o mundo onde não há regras nem princípios, então será melhor revê-la, e, eventualmente, aboli-la pois não é, por certo, aos cães que melhor se ajusta.
De uma coisa estou certo: sem os cães, a minha vida seria muito mais pobre de emoções e vazia de afectos, porque nada há mais generoso e terno que um coração de cão. Assim saibamos merecer o que ele tem para nos dar."
(...)
Devo-lhes muito do que sei sobre o amor,
desse amor silencioso e morno, de paciente olhar, que nada pede em troca quando é dado.
(...)"

Caro leitor, se puder adopte/compre um cão (tem que ter espaço suficiente, especialmente se for um cão grande!). Garanto-lhe que a Qualidade de Vida de toda a família vai melhorar!

Os meus pais já estão a procurar um outro cão em homenagem à Loba e para o próprio BEM deles.

Abraços saudáveis

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois palavras para que? O meu cão é a unica alegria em nosso lar não consigo pensar sequer em perde-lo um dia