quarta-feira, 24 de março de 2010

Crie o hábito de comer ALHO - a sua saúde agradece MUITO!

Veja o que o Dr. Sérgio Vaisman escreve sobre o ALHO:


"Alicina, a substância contida no alho responsável pelo seu odor forte, é realmente um poderoso antioxidante. Alho é capaz de combater certas infecções devido ao seu poder antibacteriano, antiviral e antifúngico. Muitas vezes é capaz de aniquilar bactérias resistentes a alguns antibióticos, além de combater certos parasitas intestinais, sem se falar na conhecida propriedade protetora e estimuladora das defesas imunológicas. Alho ajuda na dilatação dos vasos sanguíneas, melhorando o fluxo circulatório de forma geral. É um forte aliado na prevenção e tratamento da hipertensão arterial (pressão alta), protegendo o organismo contra ataques cardíacos e derrame cerebral. Alho também atua inibindo a formação de placas nas artérias devido à prevenção na oxidação da fração LDL do colesterol. Além disso, tanto o alho quanto a cebola também tem um papel importante no aumento da proteção contra cinco tipos frequentes de câncer, tais como das mamas, intestino grosso, ovários, próstata e esôfago. A alicina tem sido mais estudada e considerada útil no tratamento do câncer de forma geral.

A melhor maneira de consumir o alho é utilizá-lo inteiro. Se você usar alho em pó ou em cápsulas, não obterá os benefícios do alho fresco que é rico nas substancias verdadeiramente protetoras. Não posso deixar de mencionar que muitas pessoas são alérgicas ao alho e, por este motivo, devem evitá-lo.

Para muitos estudiosos em nutrição, alho é um dos alimentos mais saudáveis que existem no nosso planeta. Se você quiser, use e abuse mas cuidado para não se expor ao hálito inevitável que seu consumo provoca e que pode comprometer sua vida social."


As refeições ficam mais saborosas, saudáveis e o próprio dente de alho sabe bem (se ainda não gosta de mastigá-lo inteiro é porque ainda não se habituou!).

Eu sei que temos a questão do mau hálito que o alho pode provocar, mas não prejudique a sua saúde por algo que pode resolver se tiver o cuidado de ter uma logística que faça com que no final das refeições possa passar fio dental e escovar bem os dentes e a língua.

Acha que não consegue manter esta logística de forma sustentada? Também não faz mal, coma alho inteiro nas refeições em casa, onde é suposto não faltar pasta de dentes (de preferência sem flúor, como a pasta dentífrica Couto - só para Portugal), escova, fio dental e talvez aquele aparelho para limpar (raspar) a língua.

E finalmente relembro a importância da salivação (que também ajuda a eliminar o mau hálito.

Viu como desapareceu a desculpa para não comer ALHO?!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: