quinta-feira, 25 de março de 2010

Gripe A - garantir que, doravante, as decisões sejam tomadas focando exclusivamente o interesse das populações"

Como a nossa memória é curta, é bom relembrar, através da opinião do professor catedrático João Cesár das Neves, cuja opiniões aprendi a respeitar no tempo em que fui seu aluno, as posições menos sérias que foram tomadas por várias entidades sobre a questão da gripe A.

"Ainda se lembra da gripe A? Justificou a mais maciça campanha de informação, consciencialização e profilaxia da história nacional. Todas as instituições e edifícios públicos foram dotadas de cartazes, panfletos, salas de gripe e dispensadores de desinfectante.

Estado, empresas e cidadãos gastaram milhões nisso, além das despesas com especialistas em serviços de atendimento e milhões de doses de vacina. Foi sem dúvida uma das mais organizadas e exaustivas iniciativas públicas de sempre. As autoridades estiveram ao nível das exigências. Só a gripe não correspondeu às expectativas.

Não foi por falta de colaboração da imprensa, que se fez eco do mais pequeno aviso e empolou todos os medos, cautelas e informações. Políticos, comentadores e funcionários, todos entraram na febre da gripe. Mesmo agora jornais e televisões continuam a colaborar e não desistem de procurar afanosamente novos surtos para manter o nervosismo. O que faltam são doentes.

Houve pessoas afectadas e até mortes, como todos os anos na gripe habitual. A situação está longe da paralisante catástrofe anunciada. O país sofreu mais com a despesa que com a doença. Como muitos médicos diziam há muito em privado, o grau de alarmismo e movimentação era demente. Aliás, bastava comparar os esforços portugueses com os dos nossos parceiros para ver a diferença. Se Portugal tinha razão sobre o perigo gripal, então todos os outros países eram inconscientes.

Ninguém será responsabilizado por este enorme desperdício. Será que ao menos alguém aprenderá com ele?" (Fonte: jornal Destak)


O importante, como bem questiona o professor João Cesár das Neves, é garantir que, doravante, as decisões sejam tomadas focando exclusivamente o interesse das populações. E para que tal aconteça, quanto maior o grau de maturidade daquelas quanto a questões de saúde publica, maior será a probabilidade de termos políticas de prevenção adequadas aos riscos reais.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: