sexta-feira, 5 de março de 2010

O que a Neuróbica pode fazer pelo seu cérebro!


Pode ler-se na última revista NS´(Diário de Notícias):

"Já abriu na Invicta o Centro de Neuróbica do Porto. Trata-se de uma delegação do Instituto da Inteligência, dedicada à psicologia e fundamentalmente à "ginástica mental" - a neuróbica.
A neuróbica é composta por exercícios para o cérebro e o objectivo é conseguir um rejuvenescimento celular de certas áreas do mesmo (como o neocórtex e o hipocampo)."

Do site do Centro de Neuróbica do Porto retirei o seguinte trecho:

"Neuróbica é composta de exercícios para o cérebro.

A neuróbica é a designação criada pelo neurobiólogo Lawrence Katz - investigador do instituto médico norte-americano Howard Hughes - para um conjunto de exercícios de estimulação cerebral.

(...)

Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de Neuróbica.

Nesta actividade procura-se proporcionar um espaço para o exercício da mente, tal como se fosse a prática de uma actividade física regular ou uma ida ao ginásio. Fundamenta-se na crença de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente terá que ser treinada, estimulada e desenvolvida."


É importante incluirmos na nossa lista de prioridades, a gestão da saúde do nosso cérebro, quer a nível de alimentação (por exemplo garantindo que lhe fornecemos uma quantidade suficiente de Ómega-3) quer a nível de "não sedentarismo".

Que cada um dos meus leitores encontre o seu caminho para manter a sua mente (mais!) saudável.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: