quinta-feira, 11 de março de 2010

Roncar - impactos importantes sobre a sua saúde!


Com certeza alguns dos meu leitores roncam ou pelo menos convivem com alguém que o faça.

Acredito que a leitura do artigo que li recentemente sobre esta matéria (clique aqui para lê-lo na íntegra), contribuirá para a adopção de alguns hábitos saudáveis que proporcionarão uma maior Qualidade de Vida a quem ronca e a quem está por perto.

Alguns trechos do artigo:

"Um enfraquecimento do tónus muscular provoca um relaxamento da sua língua, que "desaba", tocando a parede da garganta; o ar não consegue passar livremente e provoca uma vibração da língua - você está roncando! Esse é o principal mecanismo causador do ronco, embora a obstrução das vias nasais, adenóides muito grandes ou aumento do tecido do pescoço provocado pela obesidade possam também desencadear o aparecimento desse desagradável companheiro noturno.

Um problema que afeta a maioria dos roncadores é a chamada apnéia obstrutiva do sono, que acontece quando a pessoa dorme e a respiração se interrompe , às vezes por períodos de até dez segundos. Isso provoca uma baixa nos níveis de oxigénio e exige que o sangue bombeie sangue mais rapidamente, para compensar a pouca oxigenação. As consequências desse esforço podem ser fadiga e sonolência no dia seguinte, além de batimentos cardíacos irregulares e aumento da pressão sanguínea e do volume do coração.

Existem entretanto, tratamentos para o ronco. Fazer atividade física com regularidade ajuda a perder peso e aumenta o tónus muscular. Outra boa dica é evitar tranquilizantes, pílulas para dormir e bebidas alcoólicas antes de ir para a cama - elas provocam a redução do tónus. Prefira deitar de lado - é aconselhável não dormir de barriga para cima, porque essa posição facilita a obstrução da passagem do ar pela língua. Descongestionantes nasais são indicados para quem está resfriado, porque o nariz entupido também facilita o fechamento da garganta.
(...)"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: