segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projecto Memória - ferramenta estratégica de comunicação corporativa - notas soltas (8)

"1. A HISTÓRIA NÃO É UMA NARRATIVA CONSTRUÍDA SOBRE O PASSADO, MAS UMA VISÃO DE FUTURO

É importante diferenciar o que entendemos por Memória e o que entendemos por História. Memória é o que registramos em nosso corpo. Nós somos nossa memória. Como disse Sacks: "se um homem perde uma perna ou um olho, ele sabe que perdeu a perna ou o olho, mas se ele perder sua memória, ele não estará mais lá para saber que perdeu a si próprio". História é a narrativa que montamos a partir da nossa memória.

É a nossa construção do que registramos. Memória tampouco é um depósito de tudo o que nos aconteceu. A memória, é por excelência, seletiva. Guardamos aquilo que por algum motivo ou outro, tem ou teve algum significado em nossas vidas [ou na vida das nossas empresas]. História é como organizamos e traduzimos para o outro o que filtramos em nossa memória.

Assim como nossa história pessoal é uma organização do que seletivamente guardamos em nossa memória, a história de uma empresa é também a organização do que foi seletivamente demarcado como significativo em sua trajetória. A empresa valoriza o tratamento desse seu patrimônio pelo que nele elege como importante - e em como transmite as informações históricas no intuito de transformá-las em conhecimento.

Em resumo: é no tipo de narrativa construída que as empresas e os grupos sociais forjam e criam a sua identidade.

A narrativa histórica é, em última análise, a consolidação dos valores da empresa. É a narrativa histórica que norteia a compreensão do presente - para o indivíduo e para a organização.

É ela que garante a permanência da empresa e dá identidade a cada um dos seus colaboradores ainda que de forma implícita, pois em geral a história da empresa não está necessariamente escrita e nem absorvida pelas pessoas. Mas, com certeza, essa história estará impregnada nos códigos presentes nas relações de trabalho, no "jeito" de trabalhar e na força da marca.
(...)" Karen Worcman


Para quem pretenda vir a beneficiar do valor agregado gerado em várias frentes, pela ferramenta estratégica que é o Projecto Memória, sugiro fortemente a leitura daquilo que acima marquei a bold.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: