terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"A grande virada veio em 2003, quando voltou de uma viagem ao Vietname com uma lembrancinha – uma miniatura de sandália dos tempos da guerra. O calçado era feito com sola de borracha de pneus usados. Era o inicio da sandália Góoc, hoje o principal produto do Grupo. "



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Thai Quang Nghia, o refugiado que inventou a Góoc


Foi um petroleiro da Petrobras que deu um novo rumo à vida do vietnamita Thai Quang Nghia. Em 1979, com 21 anos, ele foi encontrado à deriva no Oceano Pacífico junto com mais nove pessoas que fugiam da ditadura do seu país-natal. Resgatado pelo navio, chegou ao Rio de Janeiro sem falar português e foi morar nas favelas da cidade para, depois, se mudar para albergues paulistanos. Durante todo esse tempo, a sua única renda eram os 50 dólares mensais que recebia da ONU como auxílio a refugiados.

Thai aprendeu português lendo dicionários em bibliotecas públicas. Em 1986, animado com o lucro que obteve ao vender algumas bolsas que havia recebido como pagamento de uma dívida, contratou costureiras e começou a fabricar as suas próprias bolsas. Era o começo do Grupo Domini. A grande virada veio em 2003, quando voltou de uma viagem ao Vietname com uma lembrancinha – uma miniatura de sandália dos tempos da guerra. O calçado era feito com sola de borracha de pneus usados. Era o inicio da sandália Góoc, hoje o principal produto do Grupo. 

Thai produz anualmente 3 milhões de pares de sandálias e tem compradores em 17 países. Entre 2004 e 2007, a Goóc cresceu 500%, atingindo uma facturação de 50 milhões de reais. Estima-se que ele tenha reciclado mais de 1.200.000 pneus, transformando lixo em dinheiro.
Fonte: Exame

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: