Publiquei há umas semanas no Facebook, no mural do Projeto Memória :
Há 84 anos, nascia Martin Luther King
"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caracter, e não pela cor da pele." Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, Estados Unidos, proferido em Agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas. Durante 16 minutos, Luther King hipnotizou a multidão enquanto dizia sonhar com o fim da discriminação racial. Foi ovacionado.
Luther King iniciou as suas actividades como pastor no Estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks recusou-se a ceder o seu lugar a um branco num autocarro e acabou presa. King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, e a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos. Em 1964, recebeu o Premio Nobel da Paz.
O activismo político de Luther King fazia com que ele colecionasse inimigos, sobretudo no sul do país, onde havia muitos segregacionistas. King, também abraçara a causa contra o fim da guerra do Vietname. O ódio de seus rivais culminou no seu assassinato em Abril de 1968, quando foi atingido por um tiro, na cidade americana de Memphis, onde estava a apoiar uma greve de colectores de lixo. Cinco dias depois, foi enterrado em Atlanta, num funeral acompanhado por 300 mil pessoas.
Abraços saudáveis
Um comentário:
Estas personalidades históricas devem ser sempre recordadas pelos mais velhos ou pelos mais novos de modo que ninguém se esqueça do seu real valor e contribuição para a igualdade e respeito entre todos os homens e povos da terra
Postar um comentário