quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"No dia 27 de Julho de 1890, Van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica - atira contra si mesmo, no toráx. Cambaleando, volta para a sua casa, mas não comenta com ninguém que tinha tentado o suicídio."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


O quadro “O Retrato do Dr. Gachet” foi pintado por Van Gogh pouco tempo antes de sua morte. O Dr. Paul Gachet, era o seu médico, amigo pessoal e um apaixonado por pintura. O quadro foi leiloado em 1990, um século depois de ser pintado, e arrematado por Ryoei Saito, pela quantia de US$ 86,5 milhões.

A genialidade de Vincent Van Gogh só foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou por dificuldades financeiras e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura - "O Vinhedo Vermelho". Van Gogh foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, que contratou o Dr. Gachet para tratar a sua depressão.

No dia 27 de Julho de 1890, Van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica - atira contra si mesmo, no toráx. Cambaleando, volta para a sua casa, mas não comenta com ninguém que tinha tentado o suicídio. Encontrado por amigos, Van Gogh passa as últimas 48 horas de sua vida, acompanhado do seu irmão e do seu médico. No dia 29, pela manhã, o pintor morre e o seu caixão é coberto com girassóis, flor que ele amava. 

Fonte: UOL

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: