quinta-feira, 11 de abril de 2013

"E afinal Dona Leopoldina não teve o fémur partido. Acreditava-se que ela teria caído - ou sido derrubada por Dom Pedro - de uma escada e sofrido uma grave fratura, que teria culminado em sua morte."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Os restos mortais de Dom Pedro I e das suas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia, foram exumados para estudo. Veja tudo o que foi encontrado e como o estudo reescreve partes da História do Brasil no maravilhoso infográfico feito pelo jornal Estadão (no link abaixo)

O estudo revela informações como o facto de Dom Pedro I ter sido enterrado - e não cremado. E afinal Dona Leopoldina não teve o fémur partido. Acreditava-se que ela teria caído - ou sido derrubada por Dom Pedro - de uma escada e sofrido uma grave fratura, que teria culminado na sua morte. Dom Pedro I foi enterrado como Dom Pedro IV de Portugal, com roupas de general. Todas as insígnias encontradas junto à sua ossada são portuguesas, sem referências ao passado imperial brasileiro nas suas vestes. Já D. Leopoldina foi enterrada com a mesma roupa com que foi coroada imperatriz do Brasil.


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: