quarta-feira, 30 de setembro de 2015

“Encaradas como documentos e acompanhadas de alentada pesquisa e investigação, as fotos de Lewis Hine ajudaram na criação de diversas leis trabalhistas e de reforma social. Após sua morte, no entanto, o sociólogo acabou sendo reconhecido também como grande fotógrafo. Hoje, a obra de Hine é considerada um dos pilares da fotografia documental. A sistemática documentação das crianças em retratos posados é um dos destaques de sua produção. Hine acreditava que o semblante de uma criança poderia mostrar muito mais do que qualquer outro tipo de prova sobre a realidade do trabalho infantil.”


No dia 30 de Novembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

“No começo do século XX, as crianças compunham uma boa parcela da mão de obra industrial nos Estados Unidos. O sociólogo americano Lewis Hine encontrou então na fotografia, a sua forma de denunciar as mazelas do trabalho infantil. Entre 1908 e 1924, Hine produziu um vasto material sobre a vida das crianças americanas.
Esse é um dos mais importantes documentos fotográficos da época e fica sob a guarda da Biblioteca do Congresso Americano. São mais de 5 mil fotografias em papel e 300 negativos de vidro.
Hine foi contratado como fotógrafo e inspetor do Comitê Nacional do Trabalho Infantil em 1908. Não se preocupou apenas com as condições do trabalho em indústrias, mas com questões de saúde pública e de discriminação de minorias.
Encaradas como documentos e acompanhadas de alentada pesquisa e investigação, as fotos de Lewis Hine ajudaram na criação de diversas leis trabalhistas e de reforma social. Após sua morte, no entanto, o sociólogo acabou sendo reconhecido também como grande fotógrafo.
Hoje, a obra de Hine é considerada um dos pilares da fotografia documental. A sistemática documentação das crianças em retratos posados é um dos destaques de sua produção. Hine acreditava que o semblante de uma criança poderia mostrar muito mais do que qualquer outro tipo de prova sobre a realidade do trabalho infantil.”
A foto abaixo mostra duas crianças operando uma máquina de tecelagem em 1909 numa fábrica na Georgia. EUA,
Fonte: Revista Veja
Abraços saudáveis

Nenhum comentário: