segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Percebendo a procura crescente pelo produto Will Keith Kellogg, irmão do Dr. Kellogg, entrou em acção e idealizou uma produção em massa do novo produto. Mas encontrou forte resistência por parte de seu irmão, que não queria perder o carácter saudável e institucional do produto. Em 1898 continuou o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cereal até criar o “Corn Flakes”, feito com flocos de milho. Não se conteve e em 1902 comunicou ao seu irmão que estava indo embora para montar a sua própria empresa para produzir o novo produto."

No dia 19 de Novembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A história dos cereais Kellogg`s
"Tudo começou na região de Battle Creek –Michigan, Estados Unidos, quando John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, em 1884 tornou-se psiquiatra chefe do sanatório da cidade. Na procura de uma alimentação balanceada o Dr. Kellogg e o seu irmão, Will Keith, contabilista e gerente do sanatório, começaram a testar novas e saborosas receitas para diversificar o cardápio e proporcionar uma alimentação mais saudável aos seus pacientes. Uma dessas misturas, que figurava entre as preferidas dos pacientes, era composta de fubá de milho, aveia e trigo, que depois eram assados e triturados. Deram a isso o nome de “granola”. Após muitos experimentos, em 1894 chegaram acidentalmente aos flocos de trigo.
Um dia, enquanto cozinhava trigo para produzir um tipo bolacha, o médico deixou a massa tostar por acidente. Mas decidiu simplesmente continuar o processo e, para a sua surpresa, ao afiná-la com rolos, ela se desfez em pequenos flocos, que depois foram assados. Com a adição de açúcar, a novidade caíu no gosto dos pacientes. No dia 8 de Agosto de 1894, surgia o princípio para a produção de cereais que levaria à criação dos flocos de milho e de arroz. A partir desse dia, os pequenos almoços em muitas casas pelo mundo, não seriam mais os mesmos. Eles patentearam a invenção. O sucesso desses alimentos matinais logo transformou a cidade de Battle Creek. Fabricantes de cereais que queriam copiar as fórmulas do Dr. Kellogg começaram a ir para lá e, em pouco tempo, a cidade se transformou na capital da indústria dos cereais matinais
Percebendo a procura crescente pelo produto, Will Keith Kellogg, irmão do Dr. Kellogg, entrou em acção e idealizou uma produção em massa do novo produto. Mas encontrou forte resistência por parte de seu irmão, que não queria perder o carácter saudável e institucional do produto. Em 1898 continuou o desenvolvimento e aperfeiçoamento do cereal até criar o “Corn Flakes”, feito com flocos de milho. Não se conteve e em 1902 comunicou ao seu irmão que estava indo embora para montar a sua própria empresa para produzir o novo produto.
Finalmente no dia 19 de Fevereiro de 1906, ele fundou a Battle Creek Toasted Corn Flake Company, que viria a se tornar a KELLOGG COMPANY, e começou a produção do cereal, baptizado inicialmente como “Toasted Corn Flakes”, no dia 1 de Abril, na região de Battle Creek, com a colaboração de apenas 44 funcionários. 
Ao produto, ele acrescentou açúcar e mais uma vez criou um cereal que logo se tornou um sucesso. A empresa utilizava na época a assinatura “The Original Has This Signature — W.K. Kellogg” (O original tem essa assinatura) para diferenciar-se dos seus concorrentes, pois nessa época havia 42 indústrias de cereais na região, mais que o número de funcionários da própria Kellogg Company. Esta frase se tornaria proeminente em suas embalagens e em sua comunicação durante muito tempo. No ano seguinte passou a utilizar, pela primeira vez, o nome KELLOGG’S escrito em vermelho nas embalagens do produto." fonte: Mundo das Marcas

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: