quarta-feira, 27 de abril de 2016

“Shrek existiu. Falava 14 idiomas. O personagem de desenho animado que é um sucesso em todo mundo, foi criado a partir de uma máscara mortuária do francês Maurice Tillet. Poeta e actor, Tillet nasceu em 1903. Na adolescência, contraiu uma doença rara, chamada acromegalia , que causa a desfiguração de partes do corpo."


No dia 27 de Agosto de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

O verdadeiro Shrek

“Shrek existiu. Falava 14 idiomas. O personagem de desenho animado que é um sucesso em todo mundo, foi criado a partir de uma máscara mortuária do francês Maurice Tillet. Poeta e actor, Tillet nasceu em 1903. Na adolescência, contraiu uma doença rara, chamada acromegalia , que causa a desfiguração de partes do corpo.

A transformação para um quase 'monstro' não o abateu. Ele emigrou para os Estados Unidos e converteu-se num profissional da Luta livre, com o nome de 'Assustador ogro do ringue'.

Lutou até enquanto pôde. Morreu em 1954, aos 51 anos, de um ataque cardíaco. Pouco antes, seu parceiro de partidas de xadrez, Bobby Managain, pediu para fazer um lifecast ( máscara mortuária) dele.

Tillet concordou e Bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo.Uma delas foi para o Museu internacional da Luta Livre, em Iowa. A outra foi parar no Hall of Fame do York Barbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo.

E dizem que foi esta réplica que serviu de modelo para a construção de Shrek.” O filme Sherek foi baseado no conto de fadas de William Steig. 
via Marcia Gullo

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: