quarta-feira, 18 de maio de 2016

"Tem outro detalhe muito importante: ninguém tem arroba no nome, e por isso, não existe o risco de confundirmos o que é nome com o que é servidor"


No dia 3 de Agosto de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

O que você não sabia sobre o primeiro email da História

"Cansado de ver mentiras sendo publicadas sobre o sistema que ajudou a criar, o engenheiro Ray Tomlinson, conhecido por implementar o símbolo @ no seu, no meu, no email de qualquer ser terrestre, resolveu registar a sua própria versão dos factos que levaram até a consolidação do correio eletrónico, tal como o conhecemos hoje.

“O 1º email da História foi enviado em 1971. Um colega chegou a dizer para Ray não contar ao seu chefe o que ele descobrira, pois aquilo não estava no escopo de trabalho deles. O correio eletrónico já existia desde o início dos anos 60 e o que Ray e a sua equipa fizeram, foi deixá-lo com a cara que ele tem hoje. O que estava escrito no primeiro email? Para o azar dos livros de História, nenhuma frase de efeito ou epifanias.

Os primeiros emails foram apenas de teste, mensagens que Tom enviou para si mesmo, a partir de dois computadores literalmente lado a lado. O conteúdo ele diz não se lembrar, mas deve ter sido algo irrelevante, como QWERTYUIOP - a linha de letras da parte mais de cima do teclado - ou TESTING 1 2 3 4.

Talvez o grupo não tivesse noção que, décadas mais tarde, a comunicação em todo o mundo, dependeria daquilo. 

Por que é que o @ foi escolhido como símbolo? O arroba em inglês significa at, expressão usada para designar o lugar em que a pessoa está. No caso, o nome do site em que a sua caixa postal eletrónica se encontra. Tem outro detalhe muito importante: ninguém tem arroba no nome, e por isso, não existe o risco de confundirmos o que é nome com o que é servidor.” via revista galileu

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: