quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

"Pirâmide alternativa"

Gostei da sugestão de "Pirâmide alternativa", publicada na "saberviver" de novembro de 2007:

"Especialistas da Havard School of Public Health propõem um esquema alimentar inovador, chamado Healthy Eating Pyramid e (...)

* Em vez de alimentos, a base da pirâmide inclui o exercício físico diário e o controlo do peso;

* Os cereais integrais e as gorduras vegetais estão presentes na maior parte das refeições;

* Os suplementos de cálcio substituem os lacticinios, em caso de restrição calórica;

* Carne vermelha e manteiga; massa, arroz e pão (brancos), batatas, refirgerantes e doces devem ser consumidos apenas ocasionalmente;

* Os suplementos multivitaminicos são recomendados para a maioria das pessoas."

Alguns comentários do signatário a esta proposta:

1- O exercício físico pode vir a ser a prática habitual de 10.000 passos dia (cerca de 7.5 km). Parece muito, mas regra geral, é possível conseguirmos, gradualmente, aumentar o número de passos a que a grande maioria das pessoas está habituada, mudando alguns hábitos do nosso dia a dia (Relembro, o que escrevi em "4.000.066 passos - é possível sim" ou em "Podômetro (ou pedômetro) - ferramenta que saúde, diversão e ainda une a família".
O importante é que se mexa ao seu ritmo e num crescendo saudável e sustentado!

Quanto ao controlo de peso, sou defensor que a perda de peso, de uma forma geral, seja uma mera consequência da nossa mudança de hábitos.

3- Eu cada vez bebo menos leite, especialmente aquele que é produzido pensando no lucro dos produtores e não na saúde do (vejam por exemplo o artigo "Leite - verdades importantes para colocarmos em cima da mesa". Por outro lado sou defensor (especialmente para as mulheres e considerando que não têm qualquer restrição médica para o fazer) do uso de suplementos de cálcio, mesmo para quem não necessita de "restrição calórica".

5- Concordo (e pratico) com a questão dos suplementos e não apenas os multivitaminicos (por exemplo considero importantíssimo que se tome Omega 3), mas tal como o cálcio, apenas deveremos comprá-los de fornecedores /marcas confiáveis e que não sejam produzidos a partir de princípios activos.

Abraços saudáveis,

Um comentário:

Anônimo disse...

Falando de pirâmides, também existe a dos Chispes e Couratos: http://www.canibaisereis.com/2009/01/11/piramide-chispes-e-couratos/